15 junho 2023

SERRA GAÚCHA NAS FÉRIAS DE JULHO


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha

Pesquisando sobre onde ir nas férias de julho? Então, esse post é para você. Fizemos recentemente um roteiro por uma região belíssima no sul do Brasil, que tem muitos ingredientes para agradar a diferentes perfis de viajantes. Venha ler os posts sobre a Serra Gaúcha e quem sabe ela não se torna o seu destino das férias de julho.

Antes de tudo, preciso contar que essa foi nossa oitava vez em Gramado! Como assim? O que vocês tanto fazem em Gramado? 

O que para algumas pessoas seria um exagero, para nós é paixão, que teve início desde nossa primeira visita à cidade. Mas, na verdade, nós nunca ficamos apenas em Gramado e sempre aproveitamos para explorar os arredores e conhecer lugarezinhos da região. E olha que tem cada um mais interessante que outro. Acho que o mais adequado seria dizer que somos apaixonados pela serra gaúcha.


Garibaldi na Serra Gaúcha - férias de julho

Elaboramos um roteiro de 9 dias e embarcamos do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre. Ainda no aeroporto, retiramos o carro na locadora e pegamos a estrada rumo à primeira cidade base que foi Garibaldi, onde ficamos 2 dias. 

Escolhemos uma hospedagem super charmosa que se chama Hotel Casacurta e fomos direto deixar as malas para passear pelo centro histórico da cidade. 


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Hotel Casacurta em Garibaldi


Na recepção, fomos brindados com espumante rosé delicioso e, no quarto, bolo e docinhos nos esperavam para comemorarmos o aniversário do marido. 

O hotel está instalado num casarão de 1953 construído para esse fim. Em estilo clássico, o Casacurta tem vários ambientes lindos e bem decorados, onde o hóspede pode sentar para ler, conversar ou descansar. A piscina térmica é ótima para relaxar no final do dia, assim como uma opção de lazer num dia chuvoso.

Passeios que não podem ficar de fora em Garibaldi: passeio a pé pelo Centro Histórico observando as casas, uma visita guiada na vinícola Peterlongo, a única produtora brasileira de champagne, Cooperativa Vinícola Garibaldi, estação ferroviária, igreja de São Pedro e uma esticadinha ao Vale dos Vinhedos que fica a 8km da cidade. 

Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Garibaldi



Para quem aprecia vinhos e deseja fazer degustações, o Vale dos Vinhedos é um passeio imperdível, mas é preciso dizer que, mesmo que você não seja amante de vinho, não entenda sobre vinhos ou ainda não beba vinho, vale a pena percorrer o Vale dos Vinhedos! Não se espante! É isso mesmo. Desde 1995, recebendo e encantando turistas, o vale é considerado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. A região compreende estradas rurais com vinícolas consagradas, parreirais, restaurantes, queijaria, pousadas e hotéis. Tudo emoldurado por uma paisagem linda com araucárias, plátanos e casinhas de madeira.   


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Vale dos Vinhedos

 


 De lá, esticamos mais 7km e fizemos uma rápida visita a Monte Belo do Sul, o que nos deixou a certeza de um dia voltar para uma estadia que nos possibilite conhecê-la de fato. 

Da próxima vez, não perco a visita às tanoarias, pois quero conhecer a produção artesanal dos tonéis de madeira. Lógico que incluirei as vinícolas e um jantar na Francesco Trattoria, dica da proprietária da linda lojinha Senzafine, que passei na porta, amei, parei o carro e entrei. Fiquei encantada com a decoração, repleta de produtos feitos com lavanda, com a estante com peças confeccionadas pelas "nonnas" da cidade e com o cantinho onde funciona a super charmosa casa de chá.


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Francesco Trattoria e Senzafine em Monte Belo do Sul

Dois lugares que recomendo para jantar em Garibaldi são a Hostaria Casacurta, que é o restaurante do hotel de mesmo nome, e a Trattoria Primo Camilo. Cada um no seu estilo, mas pratos deliciosos da culinária italiana. 

Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Hostaria Casacurta e Trattoria Primo Camilo

Depois de 2 dias, foi hora de nos despedirmos de Garibaldi e seguir para Gramado. O carro é a melhor maneira de se locomover entre as cidades, pois isso dá liberdade de seguir seu ritmo e apreciar melhor a estrada fazendo paradas para fotografar ou mudar o roteiro, incluindo vilarejos e estradinhas vicinais. 


Gramado na Serra Gaúcha - férias de julho

Depois de 110km chegamos a Gramado. É sempre uma grande alegria chegar a essa cidade que amamos: linda, segura, limpa, organizada, com excelente infraestrutura para o turismo e sempre com novidades a oferecer aos visitantes. Suas construções tais como casas, prédios, lojas e hospedagens preservam um padrão arquitetônico.  

Dessa vez nossa hospedagem foi em um apartamento do AirBnB muito bem localizado mas, se quiserem conferir outros lugares legais onde se hospedar, nós já estivemos no Hotel Alpestre, no Hotel Villa Bella e no Buona Vitta.


Ouça o episódio 43 do podcast Viajantes Bem Vividas, onde conversamos sobre essa maravilhosa viagem à Serra Gaúcha. 





O dia da chegada é aquele em que damos um rolé de reconhecimento e revisitamos alguns dos principais pontos turísticos, tais como: Igreja Matriz de São Pedro, Rua Coberta, Lago Negro, Lago Joaquina Bier, Praça das Etnias com a Casa do Colono e os Fornos Coloniais, Rua Torta, entre outros.

De longe, vimos que o casarão antigo na esquina da rua Torta havia sido reformado e reaberto. Fomos lá conferir e tivemos a agradável surpresa de ver que a Lugano, famosa produtora de chocolates da cidade, havia inaugurado uma charmosa unidade no quintal anexo ao Museu Major José Nicoletti (casarão). As mesas, cadeiras e lareiras ficam espalhadas pelo jardim. Nós escolhemos sentar embaixo de uma grande árvore, cuja copa oferecia sombra, e pedimos chocolate quente que estava delicioso. Mas, interessante mesmo deve ser sentar dentro dos "Domos", uma novidade que é tendência mundial em termos de restaurantes. Trata-se de uma estrutura semicircular em plástico transparente e lembra um iglu. Quem senta nas mesinhas dentro dos Domos, ao mesmo tempo que desfruta de certo isolamento, também está integrado ao espaço externo. Tem ainda um bistrô envidraçado.


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha


Dessa vez, aproveitamos nossos dias na cidade conhecendo 3 parques:

Serra Gaúcha nas férias de julho - Olivas Parque 

Escolhemos passar o dia no Parque Olivas de Gramado para comemorar o aniversário do meu marido. Compramos o ingresso na véspera, pois online tem um desconto e ainda pagamos um valor reduzido por sermos 60+. 

O acesso é pela Linha Nova, uma linda estradinha rural, que por si só, já é um passeio muito legal. As araucárias esbanjam beleza. As casas de madeira são o registro vivo da colonização dos imigrantes. Ovelhinhas e cavalos pastando, igrejinha, montanhas e até lago. Algumas famílias, descendentes de imigrantes, recebem tours oferecendo em suas casas o café colonial e/ou passeio guiado pela propriedade com degustação de variados produtos que são produzidos ali. Isso tudo acompanhado de música e muita animação. Também é possível fazer essa visita por conta própria. 

O Olivas foi inaugurado em 2018 e desde então é sucesso. O primeiro azeite da Serra Gaúcha é produzido pelo Olivas de Gramado. São doze mil oliveiras, restaurante, capelinha, trilhas, mirantes, fazendinha e enormes áreas gramadas. Tudo isso em cima do canion Pedras Brancas, o que proporciona vistas deslumbrantes. O restaurante é bem grande com área interna e varandão. Um imenso deck de madeira é o point para curtir o "por do sol na serra", já considerado um dos melhores sunset. Em alguns dias da semana, um DJ anima ainda mais esse momento. Algumas pessoas chegam especialmente para participar desse momento, que é a união perfeita de boa gastronomia e música. 


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Parque Olivas de Gramado


Fazer piquenique no Olivas é uma ótima pedida e o visitante pode adquirir a cesta com os ingredientes que desejar e escolher onde vai estender a sua toalha. Depois é só aproveitar. 

Para quem gosta de adrenalina com segurança, a Bike Voadora é o novo atrativo do Parque Olivas. Pedalar sobre as plantações de oliveiras a 22 metros de altura com todos os equipamentos de segurança, onde o "corajoso" pode pedalar ou usar a modalidade bike elétrica.    

No valor do ingresso está incluído o passeio de ônibus pela propriedade e a participação na degustação de azeites. 

O acesso ao Parque Olivas é bem sinalizado e a estrada é asfaltada. 


Serra Gaúcha nas férias de julho - Garden Park e Vale do Quilombo

Uma das mais novas atrações de Gramado é o Garden Park, que foi inaugurado em final de 2022, mas está sendo cultivado há 3 décadas. 

Localizado em uma rua perpendicular à estrada entre Gramado e Canela, o Garden Park tem 138 mil metros quadrados de lindezas entre araucárias, pinheiros, carvalhos canadenses, plátanos, trilhas, rio, cascata, jardins temáticos, túneis de flores, bosques, caminhos, balanços, ponte pensil, arco e mirantes.

Um destaque é o fantástico trabalho de topiaria, ou seja, esculturas de ferro em formato de animais revestidas por plantas. Quando as plantas cobrirem totalmente as estruturas vão parecer enormes animais de flores    

O projeto paisagístico é deslumbrante! A harmonia e o contraste das cores, das texturas, das espécies de flores e plantas produzem cenários lindos e provocam uma sensação de grande bem estar.. 

Todos os espaços do Garden Parque parecem ter sido pensados de forma a encantar, impactar, conectar, integrar o visitante à natureza. Um dos lugares que também adorei foi o banheiro a céu aberto, que eu nunca tinha visto nada igual. 

Pra fechar com chave de ouro essa visita vale sentar na chocolateria e tomar um chocolate quente.


Cambará do Sul, Gramado e Garibaldi: férias de julho na serra Gaúcha
Garden Park em Gramado


Ao sair do Garden Park, siga descendo a estrada e visite o Vale do Quilombo, que fica na Linha 28, um dos roteiros de tour de agroturismo da região. Tem propriedades rurais de descendentes de imigrantes alemães e italianos que recebem visitantes, a Igrejinha de São Valentim, a Cantina Cantibello, ovelhinhas pastando e lindas paisagens com pinheiros, araucárias e montanhas.  

 

Capela de São Valentim, Vale do Quilombo, Gramado


Serra Gaúcha nas férias de julho - Mátria Parque de Flores  

Distante 28km de Gramado, no caminho entre esta e São Francisco de Paula, encontramos o Mátria Parque de Flores, onde passamos o dia.

O centro de visitantes é um prédio moderno e amplo com uma boutique, lojinha com produtos do Mátria e um restaurante.

O imenso parque a céu aberto é acessado pelo visitante assim que ele passa pela catraca. Uma espécie de pracinha com oliveiras, azaleias e outras flores dá as boas-vindas. Daí em diante é só deslumbramento. O parque é imenso e valoriza e realça as características do terreno com um paisagismo específico para cada parte. Pequenas elevações e caminhos planos se alternam, vegetação rasteira e plantações altas parecem estar propositalmente organizadas para que o visitante experimente diferentes sensações. São ao todo 30 jardins temáticos, lago com barquinho, enormes áreas compostas por trilhas, canteiros, túneis e caminhos com flores e folhagens de diferentes cores que ora se contrastam, ora se harmonizam. A cada época, o parque vai mostrar um tipo de paisagem, visto que diferentes plantas florescem em épocas distintas.   

Na área próxima ao lago tem também uns brinquedos de madeira com design diferente, uma enorme moldura no formato de um coração e dois portais/molduras, lugares ótimos para uma foto.      

Amei o "hotel dos insetos", que são portais de madeira com vários mini espaços, onde os insetos podem construir seus ninhos. 

Mátria Parque de Flores
Mátria Parque de Flores

Almoçamos no Restôbar, um lindo e agradável restaurante à beira do lago. Atendimento excelente e comida deliciosa.      

O parque aluga bicicletas elétricas para quem quiser fazer a visita pedalando. 

A visita a esses três parques oferece ao turista a chance de conhecer lugares muito lindos além dos pontos turísticos tradicionais, ampliando o olhar sobre Gramado e arredores. Na verdade, sobre a serra gaúcha.  


Cambará do Sul na Serra Gaúcha - férias de julho


Serra gaúcha nas férias de julho - Cânion Itaimbezinho

A grande novidade dessa viagem foi Cambará do Sul e nossa expectativa estava alta. Depois de 113km, passamos pelo portal da pequena cidade. Chegamos no início da tarde e seguimos para o Cânion Itaimbezinho, um dos principais pontos turísticos da cidade. 


Cambará do Sul no Rio Grande do Sul
Pontos Turísticos de Cambará do Sul

Antes fizemos uma parada estratégica na padaria da cidade, aquele programinha imperdível, para saborear um bolinho de fubá com calda de goiabada e um cafezinho. Lógico que voltei os 3 dias em que estive lá. 

É possível fazer o passeio por conta própria, pois há sinalização, mas a estrada está em péssimo estado, então os 18 km se transformam em quase 1 hora de sacolejos tentando evitar os buracos e as grandes pedras soltas. Mas, nem preciso dizer que vale a pena todo o sacrifício, pois o lugar é incrível. 

O Cânion Itaimbezinho, que é o mais famoso da região, faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e fica entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

São duas as trilhas a serem percorridas e a trilha do Cotovelo, de 6km ida e volta, é a que os funcionários orientam a percorrer primeiro. Cercada por mata, a trilha é por uma estradinha de chão super tranquila, plana e sinalizada. Só se vê o cânion nos últimos metros e aí é possível caminhar bem próximo a borda numa área bem aberta e ampla. A partir desse momento, tudo que se vê é impressionante: fendas arborizadas, fendas de pedra, quedas d`água, o rio que corre lá embaixo e os imensos paredões de pedra que parecem terem sido cortados/aparados a faca. 

A trilha do Vértice, de 2km ida e volta, propicia que o visitante aprecie o outro lado do cânion e, portanto, novos ângulos não menos impactantes. De alguns mirantes, vê-se a cachoeira das Andorinhas e a do Véu da Noiva. 

Esse é um lugar que merece ser contemplado com calma. Suscita reflexões e uma grande conexão. 

Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul
Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul

Todos os dias em Cambará eu acordava bem cedo e ia para a varanda do Parador dos Cânions, pousada maravilhosa onde nos hospedamospara ver o dia amanhecer e pude admirar imagens fantásticas que ficarão para sempre guardadas na minha mente e no meu coração. Eis que, num belo dia, vejo um balão deslizando pelo ar. Decidi que ia voar. Sonho antigo, preço possível, reservei. Mas não voei! O voo foi cancelado por causa de vento no horário do mesmo, apesar do dia estar lindíssimo.

 

Voo de balão em Cambará do Sul

   


Serra Gaúcha nas férias de julho - Cânion Fortaleza


Reservamos um outro dia exclusivamente para a visita ao Cânion Fortaleza. Cada cânion está em um parque nacional e, no caso, o Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral.  É o maior cânion do Brasil e é simplesmente impactante o que se vê ao chegar lá.    

As trilhas do Fortaleza permitem a visão do cânion quase todo tempo. Começamos pela trilha do Mirante, seguindo a sugestão dos funcionários. São 3km ida e volta e o visitante percorre áreas planas com vegetação rasteira, sobe caminhos pedregosos, passa por trechos com árvores, "mirantes" de onde se aprecia as fendas e pedras esculpidas, o rio que corre lá embaixo, quedas d`água e até a cidade de Torres, ao longe. Pode não parecer, mas a trilha do Mirante é leve.    

Ao chegar ao topo da trilha do Mirante, é possível ver melhor os paredões que chegam a quase 900 metros de altitude. É uma visão que te mostra o quanto você é um grãozinho de areia nessa imensidão da natureza. Emociona muito! Dá uma vontade enorme de agradecer e de querer compartilhar a sensação de enorme bem estar com outras pessoas.

A trilha continua após o topo do mirante, mas a maioria das pessoas fica tão animada que nem percebe que pode caminhar mais um pouco e continuar curtindo vistas incríveis.  

Outra trilha muito procurada é a Borda Sul. São 10km ida e volta. Deve ser uma linda caminhada, pois beira a borda todo tempo. Nós não andamos por ela, pois queríamos fazer o passeio com calma e também voltar a tempo de desfrutar o Parador dos Cânions, maravilhosa hospedagem onde nos hospedamos em Cambará do Sul. Para fazer tudo, teríamos que dirigir rápido e a estrada não permite. São 23km do cânion até Cambará, sendo que destes, 2/3 estão asfaltados, mas o trecho final está em péssimo estado: buracos, desníveis e pedras soltas de todos os tamanhos, por isso é bem tenso dirigir por lá. 

Obs: Há ainda a trilha - Pedra do Segredo - cujo acesso é pela estrada. Como dá para perceber, são muitas as possibilidades.   

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul
Cânion Fortaleza em Cambará do Sul


O acesso por Cambará do Sul permite conhecer os cânions pela parte de cima. Já no acesso por Praia Grande, o visitante conhecerá os cânions por baixo. Esse é o caso da trilha do Rio do Boi, que deve ser acessada por Praia Grande, cidade em SC.  

Quero ressaltar que o dia estava lindo com céu azul com excelente visibilidade, mas nem sempre é assim. Da primeira vez que visitamos o Itaimbezinho, uma neblina intensa baixou sobre o cânion e não vimos quase nada. Vá preparado e aproveite da melhor maneira. 

 Desde 2021, os cânions são administrados pela empresa Urbia Cânions Verdes e os ingressos passaram a ser cobrados. Há um "ingresso combo" para os 2 cânions e os visitantes 60+ têm desconto. Não precisa visitar os 2 no mesmo dia. O  estacionamento nos dois cânions também é pago. Há banheiro, centro de visitantes e uma cafeteria. 


 Serra Gaúcha nas férias de julhoCircuito das Águas


Uma aventura que não pode faltar em seu roteiro é o Circuito das Águas. Em função do tipo de terreno que seria percorrido achamos imprescindível contratar uma agência e escolhemos a Cambará Adventure. O passeio teve início após todos os participantes terem sido pegos em suas pousadas. Entre estradas asfaltadas e outras de chão, lá fomos nós desvendar os arredores cheios de encantos. 

São 100km a bordo de um 4x4, veículo ideal para esse tipo de passeio, onde se conhece rios, quedas d`'agua, cachoeiras, lajeados, cenários rurais, pastagens com ovelhinhas e vaquinhas, sempre com lindos campos e muitas araucárias enfeitando a estrada. 

A primeira parada foi na Cachoeira dos Venâncios que fica dentro de uma fazenda particular. Os desníveis do rio Camisas formam várias quedas d`'agua que podem ser apreciadas em diferentes locais. 

Seguimos por um bom trecho até chegarmos às margens do rio Tainhas e, para criar mais expectativa em relação à travessia do "passo", primeiro o motorista nos convidou a subir uma elevação do terreno e para ver do alto a cachoeira do Passo do S, que é na verdade, uma queda d`água de 23 metros do rio Tainhas. 

Depois finalmente o grande momento: cruzar o rio passando pelo seu leito, já que não existe ponte. Dá um certo medinho, mas logo se vê que é feito com segurança. Pequenas estacas de madeira sinalizam o percurso que o carro deve seguir para chegar a outra margem. 

O Passo do S é uma formação rochosa no formato da letra S e antigamente os tropeiros passavam por ali a cavalo quando circulavam comercializando produtos. 

Circuito das Águas em Cambará do Sul
Circuito das Águas em Cambará do Sul

Retomamos a estrada e o passeio continuou até o Passo da Ilha. Neste, a distância entre uma margem e outra do rio Tainhas é bem maior e o carro vai se equilibrando sobre o lajeado até estacionar em uma pequena "ilha" que se forma na frente da queda d'água. É possível sair do carro. Não sabia pra onde olhar. Tudo era lindo e novo. A excitação de estar vivendo uma experiência única tomou conta de mim! 

Fizemos o caminho de volta com a noite caindo e eu, em silêncio, pensava em como estava feliz por ter vivido momentos tão especiais num passeio tão lindo. Valeu Rio Grande do Sul!


Segue aqui uma sugestão bem gostosa de onde comer em Cambará do Sul: Antonio's Serra Bar


E aí, que tal seguir esse super roteiro nas férias de julho? Quer outras ideias? Inspiração não vai faltar se você ler os posts abaixo com sugestões incríveis.

A Gisele Prosdocimi do blog Destinos Por Onde Andei sugere Farellones, Estação de Esqui no Chile

Já a Adelaide do blog Turista Imperfeito traz Férias de julho: Roteiro no Sul da França

No Turista Fulltime, a Regina Oki aborda 10 Dicas sobre Férias de Julho na Europa. 

A Olívia ressalta um aspecto importante ao falar sobre Férias de Julho: Destinos Alternativos para evitar Lugares lotados no blog Olívia Garimpando Por Aí.

   

  1. Lilian, parabens pelo Post. Otimas dicas e muito didatico. Fotos lindas!

    ResponderExcluir
  2. Esse post sobre o que fazer na Serra Gaucha em julho está perfeito. Você nos presenteia com suas dicas, observações e cada detalhe, que já fico querendo planejar uma viagem igualzinha. O Brasil é lindo e adoro seu olhar atento e curioso que você mostra nas suas viagens, sou sua fã!
    Parabéns pelo belo trabalho.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Olivia! Quando for planejar sua viagem pela serra gaúcha já sabe que aqui vai encontrar dicas legais e tenho certeza que você vai descobrir outras bem interessantes tb

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Querida Lilian, sempre uma delícia ler os seus posts! E este sobre a Serra Gaúcha está particularmente especial, pois retrata de maneira rica e completa uma das minhas regiões preferidas aqui do Brasil. Fiquei doida para voltar! Principalmente, para visitar as novas atrações de Gramado. É impressionante como esta cidade tem sempre algo novo a oferecer. Vou pegar sua dica de hospedagem em Garibaldi, também. Que delícia de lugar! Ai, acho que vou ter que fazer seu roteiro completo! rsrsrs... Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Regina que legal saber que gostou. Depois me conta o que achou. beijocas

      Excluir
  5. Esse post confirma que a Serra Gaúcha é sempre uma excelente ideia., principalmente para quem gosta de turismo rural e ecoturismo como eu. Um dos meus sonhos é conhecer os cânions Itaimbezinho e Fortaleza mas gostei muito também da dica sobre o Circuito das Águas.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder se organize para visitar os cânions e, com certeza, terá uma experiência rica principalmente por serem apreciadores do turismo rural e ecoturismo. beijocas

      Excluir
  6. Quantas dicas e aprendizado neste post maravilhoso da Serra Gaúcha nas férias de julho, Lilian.
    Ainda não visitamos a região, mas gostei muito do que li e vi aqui, tem tudo que a gente gosta em uma viagem a dois ou em família.
    Amei cada paisagem, muito bem registradas nas imagens que fizeram, que vontade me deu de parar em cada lugarzinho indicado e passar ótimos momentos por ali.
    Amei o roteiro, espero poder usufruir destas dicas e paisagens em breve! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vocês vão amar conhecer a região que é realmente incrível. Além de várias atrações muito legais tem os vinhos que vocês sabem apreciar. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!